(11) 2694-1073 | 2694-5944 | (11) 98472-1414 (whatsapp)

CONCEITOS  

 

HOMEOPATIA  

A HOMEOPATIA  ( do grego homoios  = semelhante e pathos  = doença) ,  é a ciência médica que usa no tratamento de “doente       ( indivíduos em desequilíbrio – psíquico e/ou mental e/ou físico )  medicamentos manipulados segundo uma farmacotécnica própria. Estes medicamentos são originados dos reinos animal, vegetal e mineral. A homeopatia foi codificada pelo médico alemão Dr. Christian Friederich  Samuel Hahnemann em 1810 e é baseada em 4 princípios fundamentais:

Similibus Smilibus Curentur = O semelhante cura o semelhante

Experientia in Homine Sano = Experimentação no homem são

Doses Minimae = Doses mínimas

Unitas remedii = Medicamento único

 

ANTROPOSOFIA

A antroposofia foi fundada por Rudolf Steiner ( 1861 – 1925 ) e é baseada na humanização da arte de curar através da conceituação global do ser humano(corpo/alma/espírito). As forças sanadoras da natureza aliadas ao conhecimento aprofundado do ser humano na sua totalidade fazem surgir os medicamento (o médico cria as condições  para a cura, sendo que a própria natureza realiza esta cura – ( “ medicus curat, natura sanat “ ). O preparo dos medicamentos antroposóficos utilizam, além dos processos farmacêuticos conhecidos pela homeopatia, outros  complementares visando a dinamização da ação das forças em uma planta.

 

HOMOTOXICOLOGIA

A homotoxicologia foi fundada por Hans-Heinrich Reckeweg. Segundo a homotoxicologia as enfermidades são conhecidas como     o desequilíbrio biológico produzido por diversos fatores e agentes etiológicos (HOMOTOXINAS). A base da terapêutica anti-homotóxica são os medicamentos homeopáticos que atuam contra as causas das doenças (HOMOTOXINAS). Estes exercem uma ação de regulação ou de estimulação dos mecanismos biológicos de defesa do organismo ativando-os com o objetivo de restabelecer o equilíbrio biológico perdido.

 

FITOTERAPIA 

A utilização da fitoterapia se confunde com a História e consequentemente com a história da farmácia. Mas foi Hipócrates quem reuniu a totalidade dos conhecimentos médicos de seu tempo, onde descreve um medicamento vegetal para cada enfermidade e o seu tratamento correspondente. A fitoterapia ( phyton = vegetal e therapeia = tratamento ) emprega exclusivamente medicamentos de origem vegetal, utilizando as plantas de várias formas: secas ou frescas, na sua totalidade ou partes, extratos secos ou extratos líquidos. As plantas medicinais constituem o mais valioso recurso terapêutico oferecido pela natureza. Do estudo farmacológico, botânico e toxicológico das plantas medicinais surgem novos compostos químicos sintéticos com poderes medicinais utilizados pela medicina convencional.A medicina homeopática também tem nas plantas a origem da maioria de seus medicamentos. Assim como a fitocosmética e a aromaterapia.

 

AROMATERAPIA

É o estudo dos óleos essenciais ( compostos voláteis extraídos das plantas )  e suas aplicações terapêuticas. Sua ação terapêutica se dá pelo olfato e das partículas que, dispersas no meio, são captadas pelas papilas olfativas, sendo interpretadas como aromas pelo cérebro. O perfume exalado pelas plantas é o dos chamados óleos aromáticos que são extraídos das plantas por diferentes maneiras e métodos. Os óleos aromáticos são utilizados em três gêneros de produtos: alimentícios ( ex: O.E de tangerina na produção de geléia ), cosméticos ( em perfumes, cremes dentais) e medicamentos (em dores reumáticas, indigestão, distúrbios respiratórios)

 

TERAPIA FLORAL

A terapia floral teve início com o médico Dr. Edward Bach ( 1886 – 1936 ), médico londrino, que insatisfeito com o resultado da medicina convencional, descobriu que as flores silvestres transmitiam a energia da natureza e são capazes de anular os sentimentos negativos, restaurando o equilíbrio físico, mental e emocional no indivíduo.A terapia floral não atua pelo caminho indireto, via corpo físico, mas em níveis mais sutis, que influem diretamente no sistema de energia que é o homem. Portanto, o efeito dos florais é observado no tratamento do indivíduo e não da doença ou dos sintomas.A terapia com as essências florais podem ser utilizadas só ou acompanhando outros medicamentos ou tratamentos.

 

Avalie nossa empresa no GuiaMais.com